A história do Grupo Kolina começou em dezembro 1992 na região serrana do Rio Grande do Sul, na cidade de Bom Jesus, com a aquisição da sua primeira concessionária, a Auto Colina Chevrolet. Em Março de 1996, iniciou-se o processo de expansão do grupo, com a criação da Kolina Multimarcas, em Criciúma, sul de Santa Catarina, cidade polo da região carbonífera, com as maiores cerâmicas nacionais e fortes indústrias do seguimento plástico.

Em junho do ano 2000, a empresa chega à cidade de Araranguá, extremo sul de Santa Catarina, com mais uma concessionária Chevrolet, nascendo a Kolina Araranguaense Veículos, atualmente a mais antiga do grupo.

Com essa soma de forças, o crescimento continuava a toda velocidade. Em outubro de 2002, a terceira concessionária Chevrolet do grupo é adquirida na cidade de Tubarão, Santa Catarina, a Kolina Chevrolet Tubarão.

Com foco totalmente voltado para o setor automobilístico, no segundo semestre de 2006, o Grupo Kolina da um passo importante no seu crescimento adquirindo sua primeira concessionária Volkswagen, a Kolina Premier Volkswagen, na cidade de Criciúma, que nasce com projeto surpreendente pelo tamanho e modernidade.

Com a chegada da Volkswagen no grupo, o crescimento não para, e sua expansão segue com a inauguração da Kolina Premium Volkswagen, em agosto do ano de 2007, na cidade de Tubarão, onde já estava presente com a marca Chevrolet para ampliar e consolidar a relação do grupo com esta região.

Em meados de 2010, a fim de se aproximar ainda mais desta região, surge mais uma unidade do grupo, a Kolina Braço no Norte.

No ano de 2012, surge a oportunidade de ampliar sua área de atuação no estado de Santa Catarina, partindo do sul em direção ao norte do estado, na região do Vale do Itajaí, adquirindo mais uma concessionária Volkswagen na cidade de Blumenau, originando a Kolina Prime Volkswagen.

Com o crescente desenvolvimento da região sul do estado, principalmente da sua região litorânea e portuária, aparece a necessidade de uma aproximação ainda maior com Imbituba e cidades vizinhas, a fim de prestar um atendimento de melhor qualidade, são inauguradas a Kolina Porto Volkswagen em dezembro de 2012, e a Kolina Imbituba Chevrolet, em fevereiro de 2013.

Hoje, o Grupo Kolina, soma o total de 4 concessionárias Chevrolet, presentes nas cidades de Araranguá, Tubarão, Braço do Norte e Imbituba , e mais 5 unidades Volkswagen nas cidades de Criciúma, Tubarão, Braço do Norte, Imbituba e Blumenau.

Compõem este Grupo, um conjunto de empresas modernas, com investimentos constantes em qualificação individual e infraestrutura, adaptadas as constantes mudanças econômicas nacionais e acompanhando sempre o padrão de identidade visual mundial das suas montadoras. Com uma filosofia de trabalho que vem dando certo, o Grupo tem acumulado grandes conquistas ao longo dos anos, fazendo parte do seleto time de concessionárias Padrão A da Chevrolet, e das concessionárias Alta Performance da Volkswagen, premiações bastante renomadas nas marcas.

O Grupo Kolina vem fazendo história no mercado de automóveis em santa Catarina, com credibilidade e ampla visão de futuro, tornou-se referência em vendas de carros das marcas que representa, mantendo-se sempre líder de vendas nas cidades onde atua. Excelência nos padrões de atendimento, liderança de mercado e qualidade dos produtos sempre guiaram a empresa, que tem como colaboradores uma verdadeira família focada na satisfação dos clientes.